Fundado em 2002 pelo regente e percussionista Ricardo Bologna, o Percorso Ensemble é um dos mais destacados grupos da cena musical contemporânea brasileira. Criado a partir do desejo de estimular e ampliar a criação e execução dos repertórios dos séculos XX e XXI, o Percorso possui três álbuns gravados.
Formado por um núcleo de instrumentistas atuantes nas principais orquestras brasileiras, como a Osesp e a Sinfônica do Teatro Municipal, entre outras instituições musicais, a configuração do grupo é flexível, permitindo formações variadas de acordo com o repertório programado.
Além da música de concerto contemporânea, o Percorso se dedica a interpretar composições e arranjos inspirados na música popular, no jazz e na música instrumental atual, realizando ainda espetáculos que dialogam com outras formas artísticas como a dança, o teatro, o cinema e as artes plásticas.
No campo educativo, o grupo promove concertos e oficinas de caráter didático, com o intuito de despertar e ampliar o envolvimento do público infanto-juvenil com a música de concerto.
Ao longo de sua trajetória, o Percorso tem realizado trabalhos inéditos de diversos compositores brasileiros, entre estes, as primeiras audições mundiais de obras de Flo Menezes, Eduardo Álvares, Michelle Agnes, Sergio Grossmann, Felipe Lara e Fernando Riederer.
O grupo apresentou também as primeiras audições no Brasil de obras de importantes compositores internacionais dos séculos XX e XXI, como György Ligeti, Iánnis Xenakis, Martin Matalon, Alexandro Markeas e Heinz Holliger, entre outros.