Horácio Gouveia é um dos mais destacados pianistas brasileiros de sua geração, atuando intensamente como recitalista, camerista e solista, com repertório que se estende de Bach aos compositores contemporâneos. Doutor em musicologia pela USP, estudou na Universidade Albert Ludwig-Freiburg, na Alemanha.
Desde 2009 é professor de piano e música de câmara da Escola de Música do Estado de São Paulo (EMESP), onde dirigiu o Ensemble Contemporâneo dessa escola em 2012. Atualmente leciona piano também na Escola Municipal de Música de São Paulo e na Academia de Música da Osesp. Foi professor na Faculdade de Artes Alcântara Machado (FAAM), no Festival de Inverno de Campos do Jordão e no Festival de Música de Londrina.
Como pianista da Camerata Aberta (Prêmio APCA 2010), realizou concertos na Europa (Concergebouw, Amsterdam; Palais des Beaux-Arts, Bruxelas) e atuou como solista sob a regência de Guillaume Bourgogne. Colaborou ainda com artistas como Dmitry Berlinsky (Rússia), Peter Brunt (Holanda), Diana Ligeti (Romênia/França), Michel Michalakakos (Grécia/França), Vincent Lucas (França), Dimos Goudaroulis e Ovanir Buosi, entre outros.
Além do Percorso Ensemble, integra o Trio Arqué, junto ao violinista Emmanuele Baldini e à violoncelista Heloísa Meirelles, e os duos com o violista Renato Bandel, com a flautista Cássia Carrascoza e com a clarinetista Paula Pires.
Em sua discografia estão os CDs Ligeti + e Música Plural, com o Percorso Ensemble; Espelho d’Água, com a Camerata Aberta; Retrato das Américas, com o clarinetista Ovanir Buosi; e Transcriações, com o Trio Arqué.